Presidente da Adefal visita obras do Núcleo Ressocializador da Capital

Instituição conheceu a acessibilidade do prédio e discutiu parceria com a Sgap
Presidente da Adefal visita obras do Núcleo Ressocializador da Capital
Carlos Luna explica ao presidente da Adefal como vai funcionar o novo presídio
Maysa Ferreira - Estagiária 

O superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, recepcionou nesta quinta-feira (14), o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Luiz Carlos Santana, numa visita às obras do Núcleo Ressocializador da Capital. O presidente conheceu a nova unidade do sistema penitenciário e a estrutura de acessibilidades que serão oferecidas às pessoas com necessidades especiais.

Carlos Luna mostrou em detalhes o projeto do Núcleo Ressocializador ao presidente da Adefal. “Com verba própria e a participação decisiva de mão de obra carcerária estamos reabrindo um presídio que estava interditado por absoluta falta de condições de funcionamento. Quando estiver totalmente pronto vamos abrigar 300 reeducandos e oferecer educação, trabalho e formação profissional”, destacou o superintendente.  

Além de apresentar sugestões para melhorar ainda mais a acessibilidade do Núcleo – como altura correta de torneiras e chuveiros, largura de portas e inclinação de rampas - Luiz Carlos Santana também mostrou interesse em firmar um convênio com a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), para a implantação de uma oficina de fabricação e manutenção de equipamentos como cadeiras de roda, camas e macas ortopédicas.

 “O Núcleo conta com um amplo espaço e com bastante mão de obra, tudo que precisamos. Uma oficina para criação e manutenção desses equipamentos vai atender a uma ampla demanda. Não temos nenhum local assim aqui em Maceió, muitos equipamentos são descartados nos hospitais e clínicas quando apresentam pequenos defeitos que podem ser facilmente consertados, significando um gasto enorme para o poder público”, afirmou o presidente da Adefal.

O Superintendente da Sgap, Carlos Luna, se mostrou receptivo a idéia de firmar uma parceria com a Adefal. “É importante que o sistema penitenciário, através dos reeducandos, contribua com a sociedade. O trabalho é uma do custodiado ressarcir a sociedade pelo erro que cometeu. Vamos nos esforçar para firmar essa parceria”, frisou Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário