Núcleo Ressocializador da Capital recebe visita do corregedor do TJ/AL

Desembargador acompanha a rotina dos primeiros moradores da unidade
Núcleo Ressocializador da Capital recebe visita do corregedor do TJ/AL
Gestores da Sgap e desembargador-corregedor visitam Núcleo

Clay Sobrinho e Mayara Nascimento – estagiários

O Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador James Magalhães, o juiz auxiliar, Antonio Emanuel Dória, e  o juiz da 17ª vara de execuções penais, José Braga Neto,  visitaram na manhã desta sexta-feira (26) o recém-inaugurado Núcleo Ressocializador da Capital. Em companhia do superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel PM Carlos Luna, conversaram com os primeiros reeducandos internos na unidade e conheceram a metodologia aplicada.

Durante a visita, o desembargador aproveitou para acompanhar o trabalho dos reeducandos nas oficinas de serigrafia, costura e padaria. Na ocasião parabenizou a iniciativa do Estado em implantar o Núcleo. “É um novo tempo para o sistema penitenciário. Estamos no caminho certo para acabar com a reincidência, preparando o cidadão para retornar ao convívio social”, destacou James Magalhães.

Para o superintendente geral da Sgap, é importante saber que a metodologia implantada no Núcleo está sendo bem vista pelo judiciário. “Temos certeza de que estamos no caminho certo, o projeto está se consolidando. A forma como a sociedade vê o sistema começa a mudar”, afirmou.

A gerente geral do Núcleo, agente penitenciária Fernanda Aranda, também considerou a visita dos magistrados como mais um ponto positivo para o avanço da ressocialização. “O corregedor conversou pessoalmente com os custodiados, e pode perceber que o projeto está saindo melhor do que o esperado. A cada dia estamos buscando apoio da sociedade para consolidar os Módulos de Respeito em Alagoas”, ressaltou.

Ao final os convidados receberam das mãos dos reeducandos, objetos decorativos produzidos nas oficinas da Fábrica de Esperança do sistema prisional.

O Núcleo foi inaugurado pelo governador no dia 4 deste mês, e já acomoda quarenta e um reeducandos, e há mais 109 vagas à espera da seleção de custodiados. Numa segunda etapa, mais 150 vagas serão criadas no antigo presídio Rubens Quintella.

Módulos de Respeito - A metodologia adotada no Núcleo Ressocializador da Capital é conhecida como Módulos de Respeito. Foi trazida para o Brasil da cidade de Leon, na Espanha. A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal aplicou a experiência com sucesso em 14 unidades penitenciárias daquele estado – mais 15 estão em fase de implantação. O resultado se mostrou bastante promissor, reduzindo consideravelmente a reincidência criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário