Governador inicia nova era no sistema penitenciário alagoano

04/08/2011 - 14h20m

Núcleo Ressocializador da Capital é considerado um marco para a sociedade civil
Governador inicia nova era no sistema penitenciário alagoano
Teotonio Vilela, Tutmés Ayran, Dário Cesar e Carlos Luna fazem o desenlace da fita inaugural do Núcleo

Clay Sobrinho - estagiário
Governador Teotonio Vilela Filho inaugurou na manhã desta quinta-feira (04) a primeira etapa do Núcleo Ressocializador da Capital, numa cerimônia marcada por muita emoção. O secretário de Estado da Defesa Social coronel Dário Cesar Cavalcante e o superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna agradeceram ao governador pela atenção que vem dirigindo ao sistema penitenciário, traduzida pelos últimos investimentos em pessoal e infraestrutura.

Governador 
A frente de honra do evento foi composta pelo desembargador Tutmés Airan, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, o deputado estadual João Henrique Caldas, a advogada Raquel Cabus, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Marben Loureiro, da Federação da Indústria do Estado de Alagoas, o juiz Jose Braga Neto e o promotor Cyro Blatter, ambos da Vara de Execuções Penais.

O governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho em seu discurso falou do papel de cada servidor e gestores para que o Núcleo Ressocializador se torne uma realidade. “Sgap e o governo se empenharam na execução desse projeto, o nosso papel é proteger o cidadão, lhes dá oportunidades, inclusive os que estão no cárcere”, completou.
Cel Luna 
O secretário Dário César disse que se sentiu feliz ao ver o prédio totalmente reformado. Quando comandante do Bope ele acompanhou uma das maiores rebeliões do antigo Presídio Ruben Quintella. 

“É bom ver as conquistas obtidas em pouco tempo como secretário. O Núcleo é resultado do esforço de todos, um grande avanço para os reeducandos e para a sociedade”, enfatizou o coronel.

Para o superintendente Carlos Luna o momento é de comemoração. Na opinião dele a recente reestruturação da Sgap deu autonomia a Administração Penitenciária, que ganhou autonomia financeira e valorizou os servidores. “É o início da mudança. A sociedade começa a ver o sistema penitenciário com um olhar diferente. O governador está de parabéns”, disse.
Bandeiras 

Para a gerente geral do Núcleo, Fernanda Aranda, agora é só colocar tudo em prática: doutrinar os reeducandos e buscar novas parcerias. “O resultado só será medido quando os egressos deixarem o sistema e forem absorvidos pelo mercado de trabalho e pela sociedade como um todo”, destacou Aranda.

Além de empresários, outras autoridades civis e militares, também compareceram à cerimônia gestores, servidores da Administração Penitenciária e reeducandos. A unidade recebe na próxima segunda-feira os primeiros moradores. Inicialmente 42 reeducandos, mais 108 vagas estão prontas para acomodar outros custodiados.Quando o Núcleo estiver totalmente concluído ele vai acolher trezentos presos. A previsão é que até o final deste ano a obra seja concluída. Todos os agentes que vão trabalhar no Núcleo são efetivos, e passaram por treinamento especifico para atuarem no módulo de respeito.
Banda do exército  

O governador Teotônio Vilela Filho entregou as chaves de duas ambulâncias e dois carros-celas doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foi assinada a compra de mais dois carros-celas, com verba do Fundo Estadual de Segurança Pública. Vilela também assinou a ordem de serviço para a construção do Módulo de Segurança Máxima, que será construído pela Verdi Construções, também com recursos do Fundo. Dentro de 90 dias o módulo – com capacidade para 96 reeducandos - ficará pronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário